Psico, o quê?

 Um pequeno glossário.

psy

Psique: Em grego o radical psiquê significa mente ou alma (lembrem-se do mito de Eros e Psiquê). Sem ir para a metafísica ou religião, nesse sentido seria as faculdades cognitivas, o que inclui consciência e inconsciência, percepção, raciocínio, pensamento, memória e personalidade.

Psicologia:  ciência comportamental, cognitiva, biológica e social que estuda as faculdades mentais e o comportamento primordialmente individuais. Os ramos aplicados da psicologia incluem a psicologia organizacional, educacional, clínica e aconselhamento (embora no Brasil essas duas áreas sejam consideradas uma só). O termo foi cunhado por um alemão (Rudolph Goclenius ou Melanchton) no século XVI e em 1672 ganhou uma conotação médica na De anima brutorum de Thomas Willis. Vista inicialmente como parte da filosofia, seu marco fundante como ciência foi a criação do laboratório de psicologia experimental na Universidade de Leipzig em 1879. Um psicólogo para atuar no Brasil tem de estudar graduação em psicologia por cinco anos e estar inscrito no Conselho Regional de Psicologia. Saiba mais na BVS Psicologia Brasil

Psiquiatria: é uma especialidade médica dedicada a cuidar de transtornos de comportamento, cognição, percepção, memória, temperamento, personalidade e motivação. Compartilha com a psicologia clínica o objetivo de aliviar e prevenir sofrimentos mentais, porém se distingue dessa disciplina psicológica pela possibilidade de utilizar medicamentos psicoterapêuticos. Para ser psiquiatra deve-se fazer a faculdade de medicina, especializar-se e fazer residência em psiquiatria.

Psicoterapia: existem cerca de um milhar de terapias sancionadas pelas sociedades de psicologia e psiquiatria. São métodos para atender o bem-estar e a saúde mental do paciente/sujeito/cliente. Psicoterapeutas clínicos *deveriam* ser gente com formação, psicólogo ou psiquiatras, mas sempre aparece alguém oferecendo “psicoterapia quântica” ou qualquer outra invencionice.

Psicanálise: teorias e método de análise da psiquê criado por S. Freud e desenvolvido por C.G. Jung, Alfred Adler, Erich Fromm, Jacques Lacan dentre outros. Parte das premissas que a dinâmica de componentes operacionais (Ego, Id, Superego) moldam a pessoa, inclusive causando-lhe transtorno. Embora haja várias contribuições teóricas e práticas da psicanálise, não há respaldo científico para as diferentes abordagens psicodinâmicas. Para ser um psicanalista, a pessoa deve fazer análise por alguns anos e estar tutelado por uma associação. Não necessariamente precisa ser médico ou psicólogo.

Parapsicologia: é o estudo de fenômenos insólitos. Não exatamente relacionado com a psicologia. Chamado também de forteana (ou antropologia experimental pelo esquecido pioneiro no Brasil, Pe. Landell de Moura), investiga alegações de mediunidade, sonambulismo, levitação, hipnotismo, fantasmas, UFOs, criptozoologia e milagres. Não é considerada ciência propriamente dita, mas uma curiosidade antiquária pelo excêntrico. Não existe nenhum requisito acadêmico ou profissional para se chamar parapsicólogo.

SAIBA MAIS SOBRE PSICOLOGIA

Um comentário em “Psico, o quê?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Um site WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: