Escala do conhecimento

Medir o conhecimento em qualquer área não é uma tarefa fácil. Há escalas para fluência em línguas como Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas e o Interagency Language Round.  Para acompanhar o currículo escolar, o professor de matemática Norman L. Webb  o Depth-of-Knowledge (DOK) para avaliar a relação entre o conhecimento e as avaliações. Como meio de autoavaliação, esbocei essa escala para medir conhecimento e capacidade.

NÍVEL 1: Noção

Ter um conhecimento superficial do assunto. Ser capaz de providenciar uma definição como em um dicionário e contextualizá-la respondendo ao lead jornalístico (o que, quem, quando, onde, como, por que). Confusão frequente com conceitos semelhantes com sentidos ou em contextos diferentes.

NÍVEL 2: Informação

Possuir um conhecimento fundamentado do assunto. Capacidade de identificar sinônimos e contrastar termos e conceitos equivalentes. Reconhecer o assunto fora de contexto. Comete erros frequentes.

17916927

NÍVEL 3: Entendimento        

Capacidade de descrever globalmente os elementos do assunto e suas relações. Aplicar o conceito ou conhecimento de maneira aceitável. Consegue executar técnicas com os resultados esperados. Faz poucos erros (resultante de falta informação), mas comete frequentes equívocos (gafes, dificuldade de utilizar corretamente o conceito).

 h5_06-1051-1

NÍVEL 4:  Proficiência

Capacidade de encontrar lacunas em um parâmetro, validar premissas em um argumento e criticar pressupostos e conclusões.  Utilizar criativamente o conhecimento com base em modelos, gêneros, estilos ou parâmetros prévios. Por exemplo, copiar à mão livre uma pintura ou uma paisagem. Equívocos ocasionais.

artsweatshop

NÍVEL 5:  Fluência

Domínio amplo e profundo sobre o assunto. Utilizar criativamente o conhecimento resultando em produtos com alto valor estético ou de complexidade. Conhecimento tácito e incorporado à memória remota. Criar uma obra-prima fundada na imaginação. Perfomance com maestria, virtualmente sem erros ou equívocos.

the-10-worst-ways-to-die-in-a-hieronymous-bosch-painting-900x450-c

One thought on “Escala do conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

About leonardomalves