Bem-vindos ao Ensaios e notas.
Mantenho este site para divulgação da literatura, psicologia, religião, ciências políticas, linguística, humanidades e antropologia. Ou o que der na telha.
Em tempos de polêmicas acirradas, egos inflamados, ataques em nome da verdade minhas pretensões são modestas: oferecer um pouco de conhecimento e aprender com uma atitude irênica. Estes ensaios e notas registram minhas reflexões ao longo de informações que gostaria de compartilhar; motivo para incluir textos de outros autores que me impressionaram.
O site reflete meus interesses, carreira e formações variados. Educado nas artes liberais e jornalista segundo a carteirinha, depois de tantos cursos começados (e alguns concluídos), passei-me a identificar com a antropologia. Entretanto, durante minha labuta diária dedico-me à publicação acadêmica em uma editora universitária.
Atualmente, meus campos de interesses incluem as antropologias econômica e jurídica, além de teoria social e da história das ideias. Mas não se espante se achar temas divergentes, como culinária ou matemática.
Minhas áreas de foco são principalmente o Brasil e os países Nórdicos — razão para publicar traduções esporádicas de autores escandinavos.
Ajuda-me na editoração minha esposa Carla. Engenheira por profissão, decoradora por apreciação e quase advogada por formação, será que essa lista ainda aumenta?
Para acompanhar mais sobre o site ou seus autores, temos agora a tag https://ensaiosenotas.com/tag/sobre
Bom proveito!
Leonardo
- OrcID orcid.org/0000-0002-7168-4222
- LinkedIn Leonardo M Alves
- Researchgate
- Twitter @ensaiosenotas
- Instagram @ensaiosenotas
- Facebook @ensaiosenotas
SOBRE O QUADRO LATERAL
“The cave”: sala de mestrandos, Engelska parken, Uppsala. Obviamente, abaixo do nível do solo e no tótem social.
Para imagens passadas, visite a próxima página.
Olá, sou blogueira tbm e adorei seus textos, alguns até me inspiraram na hora de fazer uma redação para o vestibular! Gostaria que falasse um pouco sobre cotas, sua visão sobre o assunto =)
Obrigado.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá! Gostaria de saber se a Antropologia se aplica na Gestão de Projetos?
Obrigado!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns Leonardo. Li algumas reflexões sua sore Antropologia e Moda. Realmente a antropologia precisa mudar seu olhar sobre esse fenômeno. Fiquei feliz em ver que pensas assim. Irei acompanhar seu trabalho com certeza!
Abraços,
Natália.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado. Por ser um traço cultural universal, moda realmente é um tópico sub-estudado.
CurtirCurtir
Muito bom seu blog…estamos seguindo de volta…caso queira publicar algum artigo em nosso blog, mande-nos entre em contato conosco.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado pelo comentário e convite. Sinta-se livre também repostar daqui.
Leonardo
CurtirCurtir
Caro Leonardo, estou agora seguindo de volta seu blog. Gostei do conteúdo e da maneira de tratar com os temas. Também gostei da sua escrita, porque é coisa rara encontrar quem escreva com clareza e objetividade sobre (ou “coisas de”) ciências humanas. Me motivou a uma hora dessas, com tempo, dar uma reorganizada no meu, incluir uma página sobre as leituras atuais entre outras coisas. Abraço, Luiz.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom saber que meus rabiscos motivam. Espero ver logo o seu blog.
CurtirCurtir
Uma verdadeira pérola escondida esse blog. Onde mais encontrar reflexões maduras, ponderadas e eruditas de assuntos tão distintos como matemática, antropologia e ópera?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vou demorar certo tempo para ler, contudo, gostei muito da forma como você aborda os temas. Parabéns pelo ótimo trabalho…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado. Vá lendo e comentando…
CurtirCurtir
Sítio muito fixe. É raro encontrar alguém que tenha uma cultura geral ampla e profunda.
E ainda é mais raro encontrar quem a comunique com clareza, acuracidade e inteligência.
Estou a recomendar a todos meus alunos que o leiam.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado pela recomendação.
CurtirCurtir