“A essência da metáfora é compreender e experimentar uma coisa em termos de outra.”

Metáforas da vida cotidiana
O conceito de metáfora
Sabe aquilo que você não sabe a palavra certa, mas parece que tem palavras que pegam o espírito da coisa? Pois é, é seu sistema cognitivo buscando uma metáfora.
A metáfora liga domínios conceituais normalmente separados. A ligação é um mapeamento que estruturar um domínio abstrato, não familiar ou não estruturado (o alvo) em termos de outro que seja mais concreto, familiar ou estruturado (a fonte).
As metáforas da vida cotidiana
Em Metaphors We Live By ou na versão em português para os sortudos que conseguir uma cópia física, Metáforas da vida cotidianas, George Lakoff e Mark Johnson argumentam que as metáforas não são apenas expressões linguísticas, mas fundamentais para nossos pensamentos, ações e compreensão do mundo.
Nosso sistema conceitual comum, no qual pensamos e agimos, é fundamentalmente metafórico por natureza. As metáforas moldam nossa percepção da realidade e desempenham um papel crucial na formação de nossas crenças, valores e atitudes.
Lakoff e Johnson argumentam que as metáforas são um produto da mente humana, além de constituir o modo principal como ela processa informações. As metáforas transmitem significado, mas nesse pacotre revelam a estrutura conceitual subjacente de nossos pensamentos e crenças. As metáforas nos permitem pensar sobre conceitos abstratos e experiências em termos de experiências físicas concretas.
Em um exemplo a metáfora “argumento é guerra” ilustra esse processo. Essa metáfora reflete concepções de argumentos como batalhas e posições como fortalezas que devem ser defendidas, sendo “vencer” o objetivo final. Assim, a metáfora direciona o pensamento para considerar argumentos em termos de vitória e derrota, ao invés de encontrar uma solução que seja mutuamente benéfica para todas as partes envolvidas.
Temos, portanto, a necessidade de reconhecer e compreender a natureza metafórica de nossa linguagem e pensamentos. Não fazer isso pode levar a mal-entendidos e conflitos. Entender a base metafórica de nossos conceitos e crenças pode nos ajudar a nos tornar mais conscientes de nossos próprios processos de pensamento, permitindo-nos questionar e desafiar nossas próprias suposições e crenças.
A obra: Metaphors we live by
Antes dos autores, a metáfora era vista mais como um efeite e reservado a registros poéticos ou criativos da linguagem. Lakoff e Johnson chamaram atenção para o uso cotidiano das metáforas. Os autores se conheceram no final dos anos 1970 e de cara se empolgaram com o projeto do livro. A obra foi um sucesso e está entre os livros mais citados nas ciências sociais.
Os impactos da obra atingem desde a linguística até as ciências cognitivas. A análise de conteúdo e do discurso passaram a ter um enquadramento teórico prático. Em termos mais aplicados, o jornalismo e o marketing ganharam uma orientação robusta. Em termos mais chatos, uma compreensão parcial da obra (e da natureza geral da linguagem e sociedade), os melindres sob a rubrica de politicamente correto ganhou defensores e detratores.
Os autores: Lakoff e Johnson
George Lakoff (nascido em 1941) é um linguista e cientista cognitivo americado. Baseado na Universidade da Califórnia em Berkeley partiu da linguística gerativa para fundar a linguística cognitiva e, por extensão, as ciências cognitivas. Nesse livro e em obras posteriores passou a enfatizar o papel do emolduramento ou enquadramento (frames) na comunicação e raciocínio. Junto da metáfora, o como e em qual contexto dizemos algo tem mais valor persuasivo, afetivo e cognitivo que o próprio conteúdo da mensagem.
Mark L. Johnson (nascido em 1949) é professor de Artes Liberais e Filosofia da Universidade de Oregon, sendo pioneiro da filosofia do corpo e das ciências cognitivas.
SAIBA MAIS
Lakoff, George; Johnson, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Tradução pelo Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora.São Paulo: EDUC-Mercado das Letras, 2002.
Lakoff, George; Johnson, Mark. Metaphors we live by. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1980.
Lakoff, George. The contemporary theory of metaphor. Em A. Ortony ed., Metaphor and Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
Site de George Lakoff
Lendo metáforas como metáforas