Rei Lear: uma versão no português arcaico

Sir John Gilbert. Cordelia in the court of King Lear, 1873.

A versão de Shakespeare do Rei Lear consagrou-se com seu retrato do fútil rei, a sincera Cordélia e do sábio Bobo-da-Corte. Mas a lenda é antiga e circulou por outros meios até sua canonização na peça do Bardo.

Uma antiga versão aparece no Nobiliário del Conde de Barcelos Don Pedro, uma obra genealógica escrita por volta de 1340. É um exemplar da doce língua galaico-portuguesa:

Quamdo foi morto rrey Balduc o voador, rreynou seu filho que ouue nome Leyr. Este rrey Leyr nõ ouue filho, mas ouue tres filhas muy fermosas e amaua-as muito. E hu u dia ouuve sas rrazõoes com ellas e disse-lhes que lhe dissessem uerdad quall dellas o amaua mais. Disse a mayor que nõ auia cousa no mumdo que tãto amasse como elle, disse a outra que o amaua tanto como ssy meesma, e disse a terçeira, que era a meor, que o amaua tanto como deue d’amar filha a padre. E elle quis-lhe mall por em e por esto nõ lhe quis dar parte no rreyno. E casou a filha mayor com o duque de Cornoalha, e casou a outra com rrey de Tostia[Scotia], e nom curou da meor.

Mas ella, por sua vemtuira, casou-sse melhor que ne hu a das outras, ca se pagou della elrrey de Framça e filhou-a por molher. E depois seu padre della, em sa velhice, filharom-lhe seus gemrros a terra e foy mallandamte e ouue a tornar aa merçee delrrey de Framça e de sa filha, a meor, a que nõ quis dar parte do rreyno. E elles receberõ-no muy be  derom-lhe todas as cousas que lhe forom mester e homrrarõ-no, mentre foy uiuo e merreo em seu poder. E depois se combateo elrrey de Framça com ambos os cunhados de sua molher, e tolheolhes a terra. Morreo elrrey de Framça e nom leixou filho uiuo. E os outros dous a que tolhera a terra ouuerom senhos filhos e apoderaromsse da terra toda, e premderam aa tya, molher que fora delrrei de Framça e meteromna em huum carçer, e alli a fezerom morrer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

About leonardomalves