O movimento Hallelujah

Entre os povos indígenas das terras altas das Guianas, surgiu, em meados do século XIX, um movimento religioso que desconcertou missionários, atraiu a atenção de antropólogos e persistiu mesmo após o enfraquecimento das forças coloniais. O Movimento Hallelujah espalhou-se entre os Makushi, Akawaio e Patamona, em regiões que hoje correspondem à Guiana, Venezuela e norte do Brasil. Sua forma complexa, de caráter indiscutivelmente indígena e de classificação difícil, permanece como um dos mistérios espirituais da selva amazônica. Compreendê-lo permite perceber como populações submetidas à colonização absorvem, transformam e devolvem as forças espirituais que lhes são dirigidas.

História

A origem do movimento remonta a uma figura chamada Bichiwung, um homem makushi que, segundo a tradição oral, recebeu uma revelação divina por volta da década de 1840. As versões variam, mas mantêm uma estrutura comum. Bichiwung passou por uma viagem ao domínio do sagrado, o recebimento de cantos, orações e práticas, e o retorno à comunidade com esse conhecimento. Esse padrão já existia nas tradições xamânicas da região. O elemento novo estava no conteúdo. O nome de Deus era o cristão. A exclamação central era “aleluia”, aprendida por meio de missionários protestantes que haviam tido contato breve e institucionalmente limitado com os Makushi. Plantou-se uma palavra. O que cresceu a partir dela seguiu outro caminho.

O movimento avançou para o norte e o oeste, alcançando os territórios akawaio, onde encontrou terreno fértil. Entre esses grupos, o Hallelujah assumiu a forma de prática coletiva organizada em torno de cantos, danças e orações dirigidas a Deus. As celebrações podiam atravessar a noite. As canções, compostas em línguas indígenas, combinavam estruturas melódicas locais com influências externas. Novos cantos surgiam em sonhos ou visões e eram ensinados à comunidade. Essa dinâmica mantinha a tradição em movimento, aberta à renovação contínua, como uma fogueira que se alimenta de novos gravetos para sustentar sua chama.

A antropóloga Audrey Butt Colson, que realizou trabalho de campo entre os Akawaio a partir da década de 1950, descreveu esse processo com precisão. O movimento reconfigurava práticas existentes. A liderança religiosa do Hallelujah dialogava com a autoridade tradicional do xamã, o piai’man, ao mesmo tempo em que redirecionava essa autoridade para o Deus cristão, em vez dos espíritos da floresta e das águas. Tratava-se de uma reorganização consciente do campo sagrado, que permitia às comunidades incorporar um novo poder espiritual sem abandonar suas próprias formas de sentido.

O conceito de “movimentos de revitalização”, formulado por Anthony F. C. Wallace, descreve com precisão esse fenômeno. O século XIX trouxe mudanças profundas para os povos do interior das Guianas. Doenças, a expansão de colonos e as pressões indiretas de redes comerciais desestabilizaram comunidades que haviam mantido relativa autonomia. A resposta religiosa surgiu como tentativa de reconstruir um mundo moral e espiritual coerente diante dessas transformações.

Um traço distintivo do Hallelujah é a rejeição de intermediários missionários. A revelação partiu diretamente de Deus para Bichiwung e continuou por meio de visionários locais. Nenhuma instituição eclesiástica se colocava entre a comunidade e o divino. Esse princípio expressa uma forma de autonomia espiritual formulada com os próprios termos do cristianismo. Se o protestantismo afirmava o acesso direto ao sagrado, o Hallelujah levou essa ideia a um limite mais radical, afirmando a suficiência da própria comunidade.

A relação com o xamanismo tradicional permaneceu complexa. Em algumas comunidades, práticas coexistiram; em outras, líderes do Hallelujah passaram a considerar antigas formas espirituais como perigosas ou ultrapassadas. A tensão persistiu. O trabalho de Neil L. Whitehead sobre o xamanismo nas Guianas mostra esse processo como uma negociação contínua. Ambos os sistemas partilhavam a premissa de que o mundo é espiritualmente ativo e responde à ação humana. Divergiam quanto aos agentes envolvidos e às formas de interação.

Ao longo do século XX, o movimento resistiu ao avanço de missões cristãs mais estruturadas. Grupos evangélicos viam o Hallelujah com desconfiança. Reconheciam sua linguagem cristã, mas rejeitavam suas formas visionárias e coletivas. Campanhas de conversão tentaram substituí-lo. Algumas comunidades absorveram elementos externos e se transformaram novamente; outras mantiveram suas práticas com continuidade notável. Essa persistência desafia a ideia de que religiões indígenas teriam sido moldadas de forma passiva pela ação missionária.

Com o tempo, a dimensão política do movimento tornou-se mais visível. Na década de 1970, a construção de uma usina hidrelétrica no rio Mazaruni ameaçou inundar territórios akawaio. Nessas regiões, o Hallelujah constituía parte central da vida social. A identidade religiosa compartilhada funcionou como recurso de mobilização. A documentação produzida por Butt Colson serviu de base para argumentar que a destruição dessas comunidades implicaria também a perda de uma tradição viva.

Apesar de sua relevância, o movimento Hallelujah permanece relativamente pouco estudado. Sua posição escapa a categorias estabelecidas. Ele ocupa um espaço intermediário entre cristianismo missionário, religião indígena e movimentos milenaristas. A ausência de textos escritos limita sua visibilidade em tradições acadêmicas centradas na leitura. O conhecimento que sustenta o movimento circula por meio de cantos, narrativas e experiências visionárias, preservadas em línguas faladas por populações reduzidas em regiões remotas.

Sistema de crenças e práticas

Entre os povos Kapon, o ritual do Hallelujah articula crenças, práticas e expectativas escatológicas em um sistema coerente, ainda que aberto. O próprio termo “aleluia” designa uma cerimônia que alcançará sua forma plena apenas com a chegada de um cataclismo final e de um messias branco. No presente, o ritual é vivido como preparação. Ele organiza a experiência do tempo, situando os participantes em uma espécie de véspera prolongada do fim do mundo, em que sinais se acumulam e exigem atenção.

A linguagem ocupa um lugar central nessas práticas. Durante as cerimônias, emprega-se um idioma especial, composto por palavras estrangeiras, arcaicas ou mesmo incompreensíveis para quem as pronuncia. Esse uso indica uma técnica ritual. Aprender a falar o que ainda não se entende equivale a preparar-se para um mundo que ainda não chegou. A linguagem, nesse contexto, funciona como uma chave antecipada para uma realidade futura, assim como alguém que ensaia uma língua desconhecida antes de atravessar uma fronteira.

O Hallelujah , entre os Ingarikó, apresenta-se como um rito de passagem. Seu objetivo consiste em permitir a ascensão ao plano celeste por meio de uma entidade descrita como um “banco de luz”, identificado com o messias. A cerimônia não busca evitar a destruição iminente. Nenhuma ação humana altera o curso do cataclismo, descrito como uma água ardente chamada paraw. O ritual oferece a possibilidade de escapar. Ele prepara os corpos e as almas para atravessar esse evento e alcançar outro nível de existência.

Essa preparação envolve uma transformação progressiva. Os participantes passam por uma dupla mudança de “pele”. A primeira ocorre ainda no plano terrestre, quando deixam de ser humanos comuns e assumem a condição de indjerî, associados às entidades primordiais da natureza. A segunda transformação, mais decisiva, acontece no plano celeste. Ela é antecipada por fórmulas repetidas nas orações e nos cantos, nas quais o participante pede para tornar-se igual ao messias. A repetição conduz o corpo e a mente a um ponto de inflexão, marcado também pela dança. Em determinado momento, um par se destaca do grupo e gira em direção oposta, criando uma ruptura momentânea na ordem coletiva antes de reintegrar-se a ela. Esse movimento sinaliza o ápice da cerimônia.

A dança desempenha um papel fundamental. Observadores registraram estados de exaltação intensa, próximos ao transe. Corpos saltam, giram, inclinam-se para frente e para trás em movimentos ritmados e contínuos. A repetição prolongada produz um efeito de catarse, como se o corpo precisasse atravessar um limite físico para acompanhar a transformação espiritual. O canto coletivo sustenta esse processo. Ele narra menos a destruição do mundo do que a descida de seres e instrumentos celestes que conduzirão os participantes para cima. A ênfase recai na travessia, não no colapso.

Entre esses seres, destaca-se o próprio banco de luz, também chamado por nomes que evocam parentesco e autoridade. Ele fala uma língua inaudível, que será ensinada aos participantes no momento adequado. A aprendizagem dessa língua constitui parte essencial do ritual. Quando a transformação se completa, os participantes passam a falar como o messias. A mudança de linguagem acompanha a mudança de condição. Falar de outro modo significa tornar-se outro. Nisso, assemelha-se e antecede a função ritual da fala do pentecostalismo.

Os sinais do fim, por sua vez, aparecem no mundo cotidiano. Alterações no corpo humano, doenças crescentes, envelhecimento acelerado, deformações da terra e a sensação de que os dias se encurtam compõem um quadro de deterioração progressiva. Cada geração é percebida como fisicamente menor e espiritualmente mais limitada. Esse diagnóstico reforça a necessidade do ritual. O Hallelujah respondeu a esse declínio, organizando-o em uma narrativa compreensível.

Outro elemento relevante é a relação entre objetos materiais e entidades espirituais. Os Kapon descrevem os livros e papéis como “bancos de palavras”. Esses objetos são interpretados como manifestações parciais do mesmo princípio representado pelo banco de luz. Alguns podem ser vistos, mas permanecem silenciosos; outros falam, mas escapam à visão. Essa associação revela uma lógica na qual o conhecimento, a palavra e o suporte material formam um conjunto integrado. A chegada de papéis, historicamente associada ao contato com missionários, é reinterpretada dentro dessa cosmologia como um sinal da aproximação do evento final.

As cerimônias atuais mantêm um caráter preparatório e envolvem um longo aprendizado, especialmente para as mulheres. O ritual deve ser conhecido por todos, inclusive por aqueles que vêm de fora, mas exige disciplina e repetição. Ele funciona como um treinamento coletivo, no qual corpo, linguagem e expectativa são moldados de forma gradual.

Nesse conjunto, crença, prática e ritual formam um sistema dinâmico. O Hallelujah organiza o tempo, transforma o corpo, reconfigura a linguagem e redefine a relação entre mundo visível e invisível. Como um ensaio contínuo para um evento decisivo, ele prepara seus participantes para atravessar uma ruptura que já começou a se manifestar no presente.

O movimento Hallelujah e o profetismo amazônico

Quando Bichiwung retornou de sua viagem ao reino de Deus com cantos e preces para o seu povo Makushi, nas décadas de 1840, ele repetiu um gesto que os povos da Amazônia e das Guianas já conheciam há séculos. A forma era nova; a estrutura era antiga. O profeta que parte, recebe uma revelação e volta para reorganizar o mundo de sua comunidade é uma figura que percorre toda a história religiosa do mundo amazônico, da bacia do Orinoco ao alto Solimões, do Rio Negro às serras do Peru.

O movimento de Ajuricaba, entre os Manao do alto Rio Negro, em 1723, não foi um fenômeno religioso no sentido estrito. Foi uma resistência armada. Mas a recusa de Ajuricaba em se render aos portugueses, afundando o próprio barco antes de ser capturado, carregou uma dimensão cosmológica que seus contemporâneos reconheceram como tal. O gesto extremo de destruir o meio de transporte para escapar da submissão ao colonizador expressou a mesma convicção que o Hallelujah articularia décadas depois por outros meios. O movimento questionava que existia uma ordem do mundo compatível com a ordem colonial, e que preservar aquela ordem valia mais do que a sobrevivência individual. Ajuricaba, ao invés de anunciar um fim do mundo, recusou um mundo que considerava inaceitável.

A Revolta de São José do Javari, nos anos 1710 e 1720, expressou tensão semelhante, mas agora dirigida contra a missão jesuíta. As insurreições dos grupos do alto Solimões contra os missionários tinham componente profético. A presença jesuíta representava uma dominação política e uma reorganização do cosmos. Nisso, havia uma substituição dos espíritos familiares por um Deus estrangeiro. O que o Hallelujah faria com mais sutileza, a revolta do Javari fez pela ruptura violenta. A revolta abertamente recusou a cosmologia imposta de fora e reivindicar o direito de nomear o sagrado a partir de dentro.

A Cabanagem, entre 1835 e 1840, foi o momento em que essa tensão atingiu sua expressão mais massiva. O levante mobilizou populações indígenas, caboclas e negras do Pará e do Amazonas numa guerra que matou entre 30% e 40% da população da região. Líderes como Ângelo Custódio Corrêa assumiram perfil profético-redentor, e a linguagem do movimento misturava reivindicações materiais com expectativas messiânicas de um mundo transformado. O Hallelujah, que estava se formando exatamente nesse mesmo período nas Guianas, partilhou com a Cabanagem o contexto histórico de colapso demográfico e pressão colonial, mas escolheu um caminho diferente. Em vez da insurreição armada, a construção de uma prática comunitária autônoma, protegida por sua própria sacralidade.

O caso do Venâncio Kamiko, entre os Baré do Rio Negro, em 1858, é o que mais se aproxima estruturalmente do Hallelujah. Kamiko se proclamou Cristo ressuscitado e organizou comunidades em torno de rituais que combinavam elementos cristãos com práticas indígenas. Como Bichiwung, ele se apresentou como receptor de uma revelação direta, sem mediação missionária. Como o Hallelujah, o movimento que criou foi comunitário e musical. A diferença estava no grau de institucionalização. Hallelujah desenvolveu uma estrutura de transmissão oral pelo sonho e pela visão que garantiu sua continuidade por gerações. Já o movimento de Kamiko parece ter dependido mais da autoridade pessoal de seu fundador. Quando essa autoridade foi suprimida pelas forças coloniais, o movimento se dissolveu com mais rapidez.

O profetismo Tukano do alto Rio Negro, na segunda metade do século XIX, representou outra variação do mesmo tema. Diante da expansão dos regatões e da intensificação missionária, líderes rituais Tukano anunciaram o fim do mundo e a redenção dos povos indígenas. Esse anúncio escatológico é a diferença mais visível em relação ao Hallelujah, que não cultivou expectativas apocalípticas com a mesma ênfase. O Hallelujah foi menos um movimento de fim do mundo do que um movimento de reconstrução do mundo, uma diferença de orientação temporal que talvez explique sua maior durabilidade. Esperar o fim exige uma tensão que, quando o fim não chega, se dissipa. E reconstruir exige apenas que a comunidade continue existindo.

Os movimentos Shipibo-Conibo do Ucayali, nas décadas de 1940 a 1960, mostraram que o mesmo processo se repetiu na Amazônia peruana com um século de defasagem. Líderes xamânicos incorporaram elementos cristãos e anunciaram transformações cósmicas iminentes, usando a linguagem do colonizador para articular uma resistência à colonização. Há um paralelo estrutural o Hallelujah. Em ambos os casos, o vocabulário cristão foi apropriado e reconfigurado sem que a autoridade cristã fosse reconhecida. O missionário trouxe o nome de Deus; quem decidiu o que fazer com esse nome foi a comunidade receptora.

O profetismo Piaroa, documentado por Joanna Overing no alto Orinoco, manifestou uma dimensão adicional desse processo. Entre os Piaroa, os líderes rituais chamados ruwang já exerciam funções que combinavam cura, mediação com espíritos e orientação moral da comunidade. Quando a pressão colonial se intensificou, esses líderes assumiram papel profético sem abandonar seu papel tradicional. O Hallelujah fez movimento análogo. O líder hallelujah herdou a autoridade do piai’man, o xamã Akawaio, e a redirecionou para o Deus cristão. Esssa transmissão de autoridade reconfigurou uma nova linguagem sagrada.

O movimento em torno do padre Gaguini entre os Yagua de Loreto, no Peru, nos anos 1930, apresentou uma inversão curiosa. Aqui foi a figura do padre, não do xamã, que serviu de modelo para um líder sincrético que combinava catolicismo popular com a crença yagua em heróis transformadores. O resultado foi semelhante ao Hallelujah. A religião que usou o prestígio do sagrado externo para legitimar uma autoridade interna, criando uma comunidade coesa capaz de resistir à dissolução.

O messianismo Asháninka da selva central peruana foi talvez o mais politicamente consequente de todos esses movimentos. A figura do Itomi Pavá, o Filho do Sol, mobilizou resistências contra caucheiros e missionários em múltiplos episódios ao longo dos séculos XIX e XX. O milenarismo Asháninka tinha clareza sobre o inimigo. O homem branco era o agente do caos cósmico, e sua expulsão era condição para a restauração da ordem. O Hallelujah foi menos explicitamente confrontacional nesse ponto, mas partilhou a convicção de que a comunidade indígena tinha acesso direto ao sagrado, sem necessidade do intermediário branco. A diferença de tom refletiu diferenças de contexto. A Amazônia peruana do ciclo da borracha produziu uma violência tão extrema que o milenarismo Asháninka inevitavelmente seria combativo.

A Nova Jerusalém de Maués, nas décadas de 1950 a 1970, no Amazonas, representou a forma mais tardia e geograficamente específica desse impulso. Comunidades fundadas em torno de líderes carismáticos, separadas do mundo externo, organizadas em torno de uma promessa de proteção divina. Foi a mesma estrutura que repetiu, em contexto caboclo e cristão popular, o mesmo gesto do Hallelujah de construir um espaço sagrado autônomo dentro de um mundo hostil.

É semelhante em sucesso com o Movimento da Irmandade Santa Cruz, fundado por José Fernandes Nogueira, ou José Francisco da Cruz, (1913–1982), sapateiro mineiro que adotou o nome religioso após alegar visão em 1944. Em 1962 abandonou a família, vestiu batina e peregrinou pela América do Sul com uma cruz. Em 1972 fundou a ordem no Alto Solimões. Pregava um coletivismo e reforma cristã antes de uma catástrofe iminente. A prática central era “plantar a cruz”. Realizava batismos e casamentos. Reuniu cerca de 20 mil adeptos, indígenas ticuna e caboclos, bem como não indígenas. Cresceu em contexto de isolamento, pobreza e expectativas messiânicas. Após 1982, fragmentou-se, mas voltou a crescer na década de 2010, chegando até à Argentina.

Todos esses movimentos podem ser vistos como variações de uma resposta a um problema singular de como manter a coerência de um mundo cultural diante de forças externas que ameaçam dissolvê-lo. A resposta religiosa foi uma das formas de resistência. Houve também a resistência armada, a fuga para o interior da floresta, a negociação pragmática com o colonizador. Mas a resposta religiosa podia ser praticada sem que as forças coloniais a reconhecessem como resistência. Cantar a noite inteira para Deus não parecia perigoso aos olhos de um administrador colonial. A resistência, como sempre, também é espiritual.

SAIBA MAIS
Butt Colson, Audrey. “Hallelujah Among the Patamona Indians.” Acta Ethnographica Academiae Scientiarum Hungaricae, vol. 19, 1971, pp. 25–58.

Butt Colson, Audrey. The Akawaio, the Upper Mazaruni Hydroelectric Project, and the National Development of Guyana. International Work Group for Indigenous Affairs, 1977, pp. 14–22.

Butt Colson, Audrey. “The Akawaio Shaman.” Carib-Speaking Indians: Culture, Society and Language, edited by Ellen B. Basso, University of Arizona Press, 1977, pp. 43–65.

Chaumeil, Jean-Pierre. Ver, Saber, Poder: El Chamanismo de los Yagua de la Amazonía Peruana. CAAAP, 1998, pp. 234–241.

Chiavenato, Julio José. Cabanagem: O Povo contra o Império. Brasiliense, 1984, pp. 88–102.

Hill, Jonathan D., and Robin Wright, editors. Rethinking History and Myth: Indigenous South American Perspectives on the Past. University of Illinois Press, 1988, pp. 201–218.

Maués, Raymundo Heraldo. Padres, Pajés, Santos e Festas: Catolicismo Popular e Controle Eclesiástico. Cejup, 1995, pp. 201–215.

Morin, Françoise. “Los Shipibo-Conibo.” Guía Etnográfica de la Alta Amazonia, edited by Fernando Santos Granero and Frederica Barclay, vol. 3, Flacso, 1994, pp. 292–298.

Overing Kaplan, Joanna. The Piaroa: A People of the Orinoco Basin. Clarendon Press, 1975, pp. 112–128.

Rivière, Peter. Individual and Society in Guiana: A Comparative Study of Amerindian Social Organization. Cambridge University Press, 1984, pp. 88–102.

Sanders, Andrew. The Powerless People: An Analysis of the Amerindians of the Corentyne River. Macmillan Caribbean, 1987, pp. 111–128.

Santos Granero, Fernando. The Power of Love: The Moral Use of Knowledge amongst the Amuesha of Central Peru. Athlone Press, 1991, pp. 167–183.

Sweet, David. A Rich Realm of Nature Destroyed: The Middle Amazon Valley, 1640–1750. PhD dissertation, University of Wisconsin, 1974, pp. 312–318.

Uricoechea, André Fernando. “Movimentos messiânicos no Rio Negro: o caso Venâncio Kamiko.” Profetismo e Messianismo na América Indígena, edited by Robin Wright, Editora da Unicamp, 1992, pp. 145–162.

Whitehead, Neil L. Dark Shamans: Kanaimà and the Poetics of Violent Death. Duke University Press, 2002, pp. 74–98.

Wallace, Anthony F. C. “Revitalization Movements.” American Anthropologist, vol. 58, no. 2, 1956, pp. 264–281.

Wright, Robin. Cosmos, Self, and History in Baniwa Religion: For Those Unborn. University of Texas Press, 1998, pp. 78–84.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/02/12/seita-ressurge-em-mais-de-170-aldeias-da-amazonia.htm

2 comentários em “O movimento Hallelujah”

Adicione o seu

  1. Prezado Leonardo. Uma verdadeira delícia para quem está atento ao tema ler estas “anotações”. A síntese que apresentas e a força da bibliografia conferem a esse material um lugar específico em meus interesses e muito provavelmente de alguns colegas. Abraço. Cesar Goes.

    1. Prezado Cesar,
      É com muita estima que vejo comentários encorajadores assim.

      Temos em nossa história e território muitos eventos, movimentos e processos que merecem ser conhecidos.

      Obrigado pelo comentário.

Deixe uma resposta

Um site WordPress.com.

Acima ↑

Conteúdo licenciado para IA via RSL Standard. Uso comercial e treinamento sujeitos a tarifação.

Descubra mais sobre Ensaios e Notas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo