O mercúrio o chapeleiro maluco

Nunca tinha entendido a associação da profissão de chapeleiro com a loucura em Lewis Carroll em Alice no país das maravilhas. Pensava que era uma construção literária de Lewis Carroll, mas depois conheci a expressão em inglês “mad as a hatter” (doido como um chapeleiro).

Uma rápida pesquisa online me deu uma informação rara. No século XVIII popularizou-se uma técnica de produzir feltro a partir de pele de animais utilizando solução de sais de mercúrio diluídos em ácido nítrico na pele ou na penugem.

Descoberta no início do século XVIII, a técnica da cenoura foi aplicada à pele de coelho para facilitar o processo de feltragem. Implicava a aplicação de uma solução de sais de mercúrio diluídos em ácido nítrico na pele ou na penugem. Os produtos químicos dissolveram algumas das escamas de queratina na pele (muito parecido com o suor humano fez para as peles de mamona), o que faria com que elas se entrelaçassem mais facilmente no processo de feltragem. Cenoura era cada vez mais aplicada pele de castor, mas não poderia ser feita sem perda de qualidade. Este processo tendia a colorir a pelagem de laranja, daí o nome carroting ou “cenoramento”.

O envenenamento por mercúrio ocorre quando uma pessoa é exposta a altos níveis do metal, o que pode ter impactos significativos em sua saúde. O mercúrio é um metal pesado que pode existir em diferentes formas, incluindo mercúrio elementar (líquido), mercúrio inorgânico e mercúrio orgânico.

Os efeitos do envenenamento por mercúrio podem variar dependendo do tipo e quantidade de exposição ao mercúrio, bem como da idade, saúde e outros fatores do indivíduo. É comum danos neurológicos que deixam uma fala arrastada, tremores, tropeços e, em casos extremos, alucinações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Um site WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: