Manuel Bomfim: A América Latina

BOMFIM, Manuel. A América Latina: males de origem. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008 [1905].

bomfim

Livro singular para sua época, refutava a ideia que a degeneração oriunda da mistura de raças causava o atraso econômico, político, intelectual e moral do continente. Bomfim argumentava que a colonização parasita e o sentimento de inferioridade diante dos padrões europeus relegavam a América Latina à sua situação deplorável.

O parasitismo refletia em várias dimensões, desde a mentalidade até as relações econômicas e políticas. Bomfim aponta que a colonização ibérica inciou sob a influência da inquisição, enquanto outros países europeus viviam o Renascimento. O autor critica a falta de imaginação: entre os latino-americanos se valorizavam a cultura livresca, ostensória, pedante, negligenciando a investigação científica, parasitando da inquirição alheia. O parasitismo do senhor do escravo refletia na estrutura política conservadora: mudavam-se as pessoas, a estrutura parasita continuava a mesma. A hereditariedade social transmitia a cada geração os mesmos males.

O autor não via com pessimismo o Brasil, apesar dessas críticas. Apontava a educação (na época elitizada e concentrada em poucas capitais) como meio de promover a melhora do país.

Manuel Bomfim (1868 — 1932) médico sergipano, dedicou-se a lecionar psicologia na Escola Normal no Rio de Janeiro. Suas interpretações quanto ao “atraso” do Brasil contrariava as teorias racistas e deterministas do início do século XX. Filho de um vaqueiro que enriqueceu no comércio, Bomfim começou a escrever esse livro enquanto estudava na França, com Alfred Binet. Além dessa obra, seus Através do Brasil (1910) com Olavo Bilac (1864-1934), O Brasil na América (1929), O Brasil na História (1930) e O Brasil Nação (1931) mantém-se como visões acuradas e vigentes sobre o país.

OUTRAS EDIÇÕES

Centro Edelstein. Scielo Livros DOI http://dx.doi.org/10.7476/9788599662786 Disponível em pdf e epub.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

About leonardomalves