Parece grego: processos mentais

 

Anagnórise: levante a mão quem nunca teve uma dessas. É aquele momento ahá! quando as coisas se tornam claras. Vem de ἀναγνώρισις, reconhecer, e um dos mais dramáticos eventos da literatura clássica foi a hora que Édipo descobre que cometera incesto e parricídio. Uma versão mais contemporânea de cair a ficha é essa cena em Anjos da Lei 2 (22 Jump Street).

 

Aporia: sabe aquela equação complicada que você chora para resolver e depois, só para desencargo de consciência, refaz a conta por outro método e o resultado é nada a ver? Pois é, essa frustração tem nome e origina-se de ἀπορία, impassável, intransponível.

contradictory

 

Catarse: a hora do alívio. Originária de κάϑαρσις uma purificadora evacuação abrupta, física, emocional ou cognitiva. As palavras Catarina (e suas variantes, Katrina, Kathleen, Carina), cátaro (a heresia medieval) e catarro (o verde) também possuem a mesma raiz comum kathar– puro, limpo, purgado. Do teatro e da literatura, a catarse passou à psicoterapia e a sociologia. Nessas disciplinas, descreve a ocasião que purificação psicológica ou social.

catharsis

 

Epifania: uma manifestação (uma visão percebida ou uma senhora de uma anagnórise) que, de  tão impactante que é, alguns consideram- na como uma experiência religiosa. Foi Moisés vendo YWHW, foi a aparição de Gabriel a Maria,  foi o “estalo de Vieira” que transformou a vida do Padre, foi Dante vendo a glória do Paraíso. Nas tradições cristãs que seguem um calendário litúrgico, 6 de janeiro é comemorado a Epifania de Jesus Cristo, sua manifestação.

par31-1-3

 

Euforia e disforia: a raiz fero– portar, carregar — pode estar associada a bons (eu-) ou maus (dis-) sentimentos. Na euforia as emoções, a autoconfiança, a felicidade, a motivação são intensas. Na disforia, desliga-se tudo isso.

20090828-off-switch

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

About leonardomalves