Previsão para a final da Copa

Quando morei em uma república estudantil (Caenga) conheci o Ricardo Rocha e a Juliana Scudilio. Na época, volta e meia, rapavam os moradores no baralho usando estatística e probabilidade. (Sorte minha que, por princípio e pé-frio, não aposto nem par ou ímpar).

Agora, para a Copa do Mundo começaram a fazer prognósticos dos jogos. A plataforma Previsão Esportiva, parceria do Centro de Estudos do Risco do Departamento de Estatística da UFBA (CER-UFBA) com a empresa educacional FLAI – Inteligência Artificial, começou a dar bons sinais aos brasileiros.

O projeto iniciou quando o Ricardo estudava em 2004 na UFSCar, além de mais tarde envolver outras instituições como a CeMEAI-ICMC-USP e Universidad de Atacama, Chile

Como na metereologia ou no forecasting político, obviamente as previsões estão sujeitas à contingência. Entretanto, não é chute. As previsões fundamentam-se em informações de cada seleção, rankings FIFA e ELO, valor de mercado, poder ofensivo, poder defensivo, histórico, entre outras.

Em um raciocínio bayesiano, as previsões serão atualizadas a cada rodada da copa. Acompanhem (e bote fé na seleção) no perfil do Instagram (@previsaoesportiva).

PS

Pois é, não deu.

SAIBA MAIS

Ana Marin. Copa do Mundo: plataforma interativa feita por estatísticos prevê resultados de todos os jogos. g1 São Carlos e Araraquara 23/11/2022 12h57

Instagram @previsaoesportiva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Um site WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: