Marcos de passagem: citações

Agradeço aos visitantes aos Ensaios e Notas. Apesar de discreto, o site recebeu em média 2.000 visitas diárias em 2018.

O ser humano não vive indiferente à passagem do tempo. Antes marca sua passagem com ritos, eventos ou marcos. Virar a folhinha do calendário ou celebrar uma festa de debutante são exemplos dessas liminaridades. São também momentos para avaliações e planejamentos.

Uma agradável surpresa é que o conteúdo antologizado ou autoral do Ensaios e Notas estão sendo cada vez mais referenciados em textos acadêmicos.

O  site aparece em teses, dissertações, monografias, outros trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos:

ALESSIO, Priscila Chuarts. O Outro sob o olhar da criança: representação e linguagem. Mestrado em Letras na UFTPR, 2018.

ANTUNES, Karen. Moda e arte: uma análise semiótica da coleção Masp Rhodia. Trabalho de conclusão do curso de Tecnologia em Design de Moda na Unisul, 2018.

ARAÚJO, Rosalma Diniz. Se a terra te der laranjas, faz uma festa! Relação festaturismo e desenvolvimento local. 261f. Tese (Doutorado em Turismo) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

BEZERRA, Mariana Ramos. Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado: o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting. Monografia de graduação em Ciências Sociais na UnB, 2015.

CARDOSO, Flávio Sereno. Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz De Fora: análise da concretude da estrutura e do fluxo de formação previstos nos referencias orientadores do MEC. Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública, UFJF, 2014.

CORREIA, Ana Catarina. Os Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) na produção académica nacional (2008-2015). Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária no Instituto Politécnico de Lisboa/Escola Superior de Educação de Lisboa, 2018.

FELTEN, Eduardo. A narrativa histórica como objeto de análise linguística. Congresso Internacional de História: Novas Epistemes e Narrativas Contemporâneas. UFG/Jataí, 2016.

FELTEN, Eduardo Felipe. Glossário sistêmico bilíngue Português-Libras de termos da história do Brasil. 2016. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

GODOY, Mateus José Atalaia. A filosofia da religião em Dostoiévski: o cristianismo e os irmãos Karamázov. Monografia em filosofia na Uniter, 2017.

GUERREIRO, Helder Lopo. Para a Compreensão da Sustentabilidade da Autoavaliação das Escolas: Um Estudo de Caso Múltiplo em Escolas Públicas Portuguesas. Doutoramento em Educação na Universidade de Lisboa, 2015.

GUIMARÃES, Patricia Baldow. Uma análise sobre a interdisciplinaridade no âmbito do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Ufvjm, Campus do Mucuri. Mestrado em Tecnologia, Ambiente e Sociedade na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2016.

HAMER, Luciana Joyce. Metodologia para implantação e avaliação de sistemas cicloviários sob o enfoque da psicologia ambiental. Mestrado em Projeto e Cidade na UFG, 2017.

KLEIN, Arthur Wayhs. Qualidade de vida a bordo. Bacharel em Ciências Náuticas do Curso de Formação de Oficiais de Náutica da Marinha Mercante, ministrado pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, 2016.

LABIGALINI FUINI, Lucas. Construções teóricas sobre o território e sua transição: A contribuição da Geografia brasileira. Cuad. Geogr. Rev. Colomb. Geogr.,  Bogotá ,  v. 26, n. 1, p. 221-242,  June  2017 .   Available from <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-215X2017000100015&lng=en&nrm=iso>. access on  02  Jan.  2019.  http://dx.doi.org/dx.doi.org/10.15446/rcdg.v26n1.56791. Em espanhol: https://www.redalyc.org/jatsRepo/2818/281849515015/html/index.html

LIMA, Adriana de Almeida et al. Gamificação: como aumentar o engajamento dos motoristas para uma condução mais segura e rentável. 2018. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Negócios) – Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2018.

LUZITO, Kiangani Afonso. A política cultural na (re) construção de identidade Nacional Angolana:caso kulumbimbi. Dissertação de Mestrado em Estudos Africanos na Universidade de Lisboa, 2017.

MENDES, Neusa Regiane. Osório César: conexões entre psicologia, arte e educação (1920- 1950). Mestrado em História da Educação na PUC-SP, 2018.

NASCIMENTO, Gabriela Esmeraldino. O Conto da Aia pelo olhar do Direito. Monografia para graduação em Direito no Centro Universitário Curitiba.

NUNES, Verga Regiane Brescovici. Arte, cultura e religiosidade nas pituras rupestres da Serra do Sarapó/Tapuias – Canudos – Riachão das Neves – Bahia. Tese de doutorado em Ciências da Religião na PUC-Goiás, 2018.

OMURA, Mariana Makki Cavalcante. Amizade: evolução e contextos modernos. Trabalho para a disciplina de Psicologia da Educação ll do Instituto de Física de São Carlos/Universidade de São Paulo.

PEREIRA, Albenize Cristina. Leitura literárua e interpretação de texto na sala de aula: círculo hermenêutico de Paul Ricoeur. Dissertação de mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2018.

PEREIRA, Maria de Lurdes Welter. Jornalismo científico na televisão: entre reprises e espetacularização. Trabalho apresentado no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, 2017.

SALGADO, Paulo Sergio Bessa. Avaliação educacional diagnóstica do talento de liderança: estudo de caso em uma escola estadual de educação profissional do Ceará. Mestrado em Educação, UFC, 2018.

SANTANA, Patrícia dos Santos. O puer aeternus e o pai recriado pela ambivalência no jogo criativo pós-moderno de Hilda Hilst. Doutorado em Ciências da Literatura na UFRJ. 2016.

SANTOS, Gabriel Ferreira dos Santos; CARVALHO, Paloma Oliveira.  Documentário “Vagabundos”: Uma visão sobre artistas independentes de Brasília. Memorial para o bacharelado em Publicidade e Propaganda na Universidade Católica de Brasília, 2017.

SILVA, Leisiliê Caroline da. Programa Moda em Movimento. Monografia para graduação em Jornalismo na UFSC, 2017.

SILVA, Maria Cristina Dias. Experiências de cuidado às pessoas atingidas pela hanseníase: contribuições da hermenêutica filosófica. Doutorado em Enfermagem na UFRJ, 2016.

SILVA, Manuel Pereira da. A tutela jurisdicional efectiva em matéria administrativa em Angola. Tese de Doutoramento em Direito. Universidade Autónoma de Lisboa, 2018.

SILVA, Vera Lúcia da. Leitura e interculturalidade em uma escola Pataxó no Prado – BA. Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na PUC-RJ, 2014.

SOUZA, Eduardo Cardoso de. Programação no ensino de matemática utilizando Processing 2: Um estudo das relações formalizadas por alunos do ensino fundamental com baixo rendimento em matemática. Mestrado em Educação para a Ciência, Unesp Bauru, 2016.

VIANA, Kaline Melo de Souto; OLIVEIRA JÚNIOR, José Josemar de; MACÊDO, Julie Idália Araújo. Implantação do modelo de formação em ciclos na UFRN: resultados preliminares do curso de engenharia mecânica. XLIV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA UFRN / ABENGE. COBENGE 2016.

VIEIRA, Antonio Henrique Garcia. Uma Análise do Story World de Star Wars: A New Hope e Star Wars: The Force Awakens. Mestrado em Imagem e Som na UFSCar, 2017.

O Ensaio e Notas também aparece como leitura prevista em fichas de disciplina, prova de concursos ou em material didático:

Com esse reconhecimento, pretendo continuar a postar sobre antropologia, teoria social, estudos clássicos, artes e humanidades.

Para acompanhar mais sobre o site ou seus autores, temos agora a tag https://ensaiosenotas.com/tag/sobre

Ensaiosenotas

Um comentário em “Marcos de passagem: citações

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Um site WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: