Livros para gostar de matemática

A combinação de didática abstrata, penosa decoreba e conceitos esotéricos no ensino da matemática incute o horror em boa parte dos estudantes.  Quem cresceu com esse trauma – sou um deles – pode ter uma segunda chance com bons livros, ficção e não ficção, que ensejam um deslumbramento com a matemática.

FICÇÃO

20160816_163118.jpg

O homem que calculava

Um clássico desde sua primeira edição de 1938. Em um tom de As mil e uma noites Malba Tahan (Julio César de Mello e Souza) consegue divertir e instruir o leitor com as aventuras do calculista Beremiz Samir no final do Califado Abássida em Bagdá. Aborda problemas fundamentais de aritmética, geometria, álgebra e lógica.

Planolândia: Um Romance de Muitas Dimensões

Nessa sátira vitoriana (original em inglês Flatland: A Romance of Many Dimensions, publicado em 1884)  do meste-escola Edwin Abbott, o narrador, um mero quadrado, tenta convencer sua sociedade bidimensional da existência de uma terceira dimensão. Publicado no Brasil pela Conrad (2002).

Cri­mes imper­cep­tí­veis

Em um misto de Borges com Conan Doyle, o escritor e matemático argentino Guillermo Martínez mostra um pós-doc em matemática na caça a um assassino que age com precisão lógica em Oxford. De forma clara introduz o princípio da incerteza de Heisenberg, os teoremas da incompletude de Gödel e o último teorema de Fermat, dentre outros conceitos. O romance policial inspirou o filme estrelado por Elijah Woods e John Hurt (intitulado variamente como The Oxford Murders, Os Crimes de Oxford, e Enigmas de um Crime. 2008).

O Teorema Katherine

A novela juvenil narra o amadurecimento de garoto prodígio durante sua busca de uma função matemática capaz de predizer os términos de seus fracassados relacionamentos amorosos. A novela (que ainda não virou filme) do popular autor John Green é publicada no Brasil pela Intrínseca (2013).

Logicomix

Essa graphic novel retrata a trajetória de Bertrand Russell (1872-1970), apresentando de forma clara conceitos e problemas contemporâneos da lógica, matemática e filosofia. Além do protagonista, outros célebres personagens são Gödel, von Neumann, Wittgenstein e Cantor. Originalmente lançada em inglês pela Bloomsbury (2009), há uma edição brasileira pela WMF Martin Fontes (2010).

NÃO FICÇÃO

A quem ousa se aventurar em matemática de um modo mais sistemático, essas são as algumas obras elucidativas:

Os Elementos de Euclides

Um antigo best-seller. Por mais de 23 séculos continua “o” livro da geometria sintética. Os conceitos são apresentados e demonstrados de forma cumulativa em treze livros ou capítulos. Para uma amostra, há o Livro I em português.

The Princeton Companion to Mathematics

Obra de referência que informa o estado da arte da matemática, com sua história, conceitos mais importantes, principais teorias, problemas, ramos, biografias de matemáticos célebres, influências da matemática em outras disciplinas e reflexões críticas.

Manual de fórmulas técnicas

Para quem se perde nas miríades de fórmulas matemáticas há um verdadeiro breviário. Esse best-seller alemão de K.R. Gieck é publicado em português pela Hemus e Dinalivros, de Lisboa. Lá está sua solução para relembrar fórmulas e tabelas de matemática pura e aplicada.

Matemática e Imaginação: o mundo fabuloso da matemática ao alcance de todos

Livro de divulgação científica escrito com boa prosa (e humor) por Edward Kasner e James R. Newman. Entre outras, o livro é a origem do gugol, em inglês googol, um 1o elevando a 100, de onde veio o nome do site buscador. Em inglês a obra está em domínio público e pode ser lida no archives.org, para quem prefere o português, há a edição Zahar (1976).

 17 Equações que Mudaram o Mundo

O matemático britânico Ian Stewart explica as 17 equações mais importantes da história e suas aplicações. No Brasil é publicado pela Zahar (2013). Aproveite e procure outros livros do autor.

2 thoughts on “Livros para gostar de matemática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

About leonardomalves