E tudo acaba em filosofia

wikipedia-books

Se no mundo clássico todas as estradas levavam à Roma, ao menos na Wikipedia em inglês, todo conhecimento leva ao verbete ‘filosofia’.

O método é simples:

  1. Clique no primeiro link fora de parênteses e sem itálico de uma página qualquer da Wikipédia.
  2. Ignore os links externos, dentro da própria página ou as ligações em vermelho.
  3. Prossiga nesse método até chegar à página ‘filosofia’.

Testei também com outros verbetes, embora com menor sucesso, notei que eventualmente ligam a conceitos abstratos (‘Science’) ou geografia (‘Paris’). Mas, o sucesso é menor, funcionando bem com o verbete proposto. Conforme o ensaio “Getting to Philosophy”, em 94.52% dos casos o método funciona e terminam-se na filosofia.

Abri um artigo aleatório, 1998 FIBA EuroLeague Final Four’ e seguiu o caminho até a filosofia: EuroLeague Final Four>EuroLeague Final Four>Playoffs>sports league>Team sport>sport>Competition(Biology)> Biological interaction>Organism>Biology>Natural science>Science>Knowledge>Awareness>Consciousness>Quality (philosophy)>Attribute> Philosophy!

Em 17 cliques cheguei de  ‘1998 FIBA EuroLeague Final Four’ a ‘Philosophy’.

Qual o significado disso? Possivelmente nada. Sem incorrer o risco de superinterpretações cabalística, a intertextualidade explica esse insólito fenômeno. Como a filosofia é usada para justificar ou fundamentar muito do conhecimento, seria natural que todas as páginas de uma enciclopédia se conectassem a uma corrente de remissões passando por esse verbete.

É a mesma estratégia para escapar de um labirinto. Um método é manter-se sempre de um lado, tomando a primeira saída desse lado até chegar a algum beco sem saída, do qual se retorna até a entrada anterior. Se o labirinto não for imenso como essa biblioteca de Babel que é a Wikipédia, o método é viável.

SAIBA MAIS

https://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Getting_to_Philosophy

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

About leonardomalves