Se no mundo clássico todas as estradas levavam à Roma, ao menos na Wikipedia em inglês, todo conhecimento leva ao verbete ‘filosofia’.
O método é simples:
- Clique no primeiro link fora de parênteses e sem itálico de uma página qualquer da Wikipédia.
- Ignore os links externos, dentro da própria página ou as ligações em vermelho.
- Prossiga nesse método até chegar à página ‘filosofia’.
Testei também com outros verbetes, embora com menor sucesso, notei que eventualmente ligam a conceitos abstratos (‘Science’) ou geografia (‘Paris’). Mas, o sucesso é menor, funcionando bem com o verbete proposto. Conforme o ensaio “Getting to Philosophy”, em 94.52% dos casos o método funciona e terminam-se na filosofia.
Abri um artigo aleatório, ‘1998 FIBA EuroLeague Final Four’ e seguiu o caminho até a filosofia: EuroLeague Final Four>EuroLeague Final Four>Playoffs>sports league>Team sport>sport>Competition(Biology)> Biological interaction>Organism>Biology>Natural science>Science>Knowledge>Awareness>Consciousness>Quality (philosophy)>Attribute> Philosophy!
Em 17 cliques cheguei de ‘1998 FIBA EuroLeague Final Four’ a ‘Philosophy’.
Qual o significado disso? Possivelmente nada. Sem incorrer o risco de superinterpretações cabalística, a intertextualidade explica esse insólito fenômeno. Como a filosofia é usada para justificar ou fundamentar muito do conhecimento, seria natural que todas as páginas de uma enciclopédia se conectassem a uma corrente de remissões passando por esse verbete.
É a mesma estratégia para escapar de um labirinto. Um método é manter-se sempre de um lado, tomando a primeira saída desse lado até chegar a algum beco sem saída, do qual se retorna até a entrada anterior. Se o labirinto não for imenso como essa biblioteca de Babel que é a Wikipédia, o método é viável.
Esse fenômeno parece replicar em pesquisas sobre doenças e sintomas no google. Para cada lista de sintomas buscados no Google, invariavelmente aparecerá uma página que menciona câncer. Por esse motivo, tanto o Dr.Google quanto o filósofio Wiki não são confiáveis de se usar acriticamente.
SAIBA MAIS
https://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Getting_to_Philosophy
oi
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá, 😉
CurtirCurtir