Como explicar essa identidade disciplinar em uma rápida viagem de elevador.
- Antropologia e Sociologia: ambas estudam as sociedades humanas. A sociologia é mais limpinha e você trabalha em uma sala com ar condicionado. Já antropologia é suja e dá diarreia. Ultimamente, os sociólogos vão para a selva com métodos qualitativos, enquanto antropólogos estão sempre roubando ideias de sociólogos barbudos, como Marx, Weber e Durkheim.
- Antropologia e História: a primeira é sincrônica e a última é diacrônica. O chamado “presente etnográfico” é uma ficção teórica e assusta historiadores. Relatos orais, comer queijo e vermes, narrativas subalternas são algumas das dádivas da antropologia à história.
- Antropologia e Psicologia: ambas metem o nariz na vida privada dos outros. Mas os psicólogos têm de manter o sigilo profissional enquanto os antropólogos podem tanto bisbilhotar quanto fofocar sobre seus sujeitos em congressos e etnografias (dentro da rigorosa ética acadêmica, é claro).
- Antropologia e Psicologia Social: os psicólogos sociais explicam o comportamento social especialmente por meio de pegadinhas, digo, experimentos sociais. Os antropólogos se divertem vendo os outros caírem nas pegadinhas.
- Antropologia e Serviço Social: os assistentes sociais tentam resolver os problemas das pessoas. Os antropólogos tentar convencer as pessoas de que elas têm problemas. Problematizar é o nosso negócio.
- Antropologia, Estudos de Desenvolvimento e Ciência Política: os antropólogos são céticos, os estudioso do desenvolvimento são ingênuos e os cientistas políticos são cínicos quanto mudar o mundo para melhor. Os antropólogos são gratos por cientistas do Estudos de Desenvolvimento por usarem o conhecimento antropológico e ignorar seu pessimismo. “Não sabiam que era impossível, foram lá fizeram.” Mark Twain (?)
- Antropologia e Arqueologia: os antropólogos coletam lixo, er… cultura material, para explicar sociedades atuais. Os arqueólogos escavam o quintal para achar cultura material que explique as sociedades do passado e encontrar arcas do tesouro.
- [Não, quem procura fósseis são os paleontólogos, vide abaixo].
- Antropologia e Economia: antropólogos quando erram ferram com aldeias inteiras. Os economistas quando erram ferram com países inteiros ou até mesmo o mundo todo.
- Antropologia, Primatologistas e Paleontologia: paleontólogos humanos imaginam como os primeiros hominídeos viveram; primatologistas examinam cada mamífero com os olhos frontais e cinco dedos com um polegar oposto. Os antropólogos estão ocupados com Homos complicatus sed sapiens. Todos são fãs do Planeta dos Macacos [Planeta dos Símios, poxa!].
- Antropologia e Estudos Literários: os antropólogos leem dados etnográficos como um texto. Os caras da literatura leem textos como um texto.
- Antropologia e Linguística: linguistas descrevem e analisam idiomas, dos quais muitos são ágrafos. Os antropólogos contam piadas sobre essas línguas ágrafas, nessas línguas.
- Antropologia e Estudos de Folclore: folcloristas descrevem trajes engraçados. Os antropólogos pagam mico desfilando com esses trajes .
- Antropologia e Estudos de Mitologia: os antropólogos acreditam em todas as bravatas ditas pelo mentiroso da aldeia. Mitologistas não se deixam enganar tão facilmente.
- Antropologia e Administração de Empresas: antropólogos fazem o trabalho sujo nos estudos organizacionais e de consumo. Os administradores assinam cheques de pagamento do antropólogo corporativo.
- Antropologia e Marketing: os marketeiros são descolados e usam a criatividade para entender o público. Os antropólogos sãos os esquisitões que te observam e anotam tudo que você faz durante as compras ou no banheiro, utilizando a técnica
minimamenteinvasiva da etnografia. - Antropologia e Ergonomia: os antropólogos são designers que bombaram na aula de desenho no jardim de infância e são propensos a ouvir as pessoas queixarem-se dos produtos. Ergonomistas são as crianças que aprenderam a desenhar e podem consertar esses produtos.
- Antropologia e Filosofia: filósofos antropológicos se perguntam sobre a humanidade. Os antropólogos estragam a diversão do filósofo apontando exceções obscuras para universalidade humana.
- Antropologia e Ciências da Religião: um cientista da religião pode lidar muito bem com a religião sem ter de dançar, beber líquidos nauseabundos ou ser exorcizado. Já o antropólogo da religião passou por todos esses rituais.
- Antropologia e Ecologia: ecologistas explicam os relacionamento entre os seres. Antropólogo complicam esse relacionamento sem explicar nada.
- Antropologia e Estudos de Gênero: estudiosos do gêneros são geralmente envolvidos em questões de gênero. Os antropólogos são demasiado preguiçosos e indecisos para firmarem-se com uma só identidade.
- Antropologia e Estudos Culturais: alunos de Estudos Culturais leem os Frankfurkianos, Gramsci, HQs e amam debates acalorados. Os antropólogos amam debates acalorados primeiramente, mas não leem gibis ou teorias o quanto gostariam, pois estão ocupados demais decifrando seus próprios rabiscos do trabalho de campo.
- Antropologia e Pensamento pós-moderno: os pensadores pós-modernos tomam café e discutem paradoxos em Paris. Os antropólogos são felizes quando pegam sinal de internet TIM em Jijoca de Jericoacoara.
- Antropologia e Ciência Forense: o profissional forense tem um estômago melhor do que o antropólogo físico.
- Antropologia e Direito: um jurista vai arrancar sua grana, mas pode salvá-lo de problemas no tribunal. Um antropólogo jurídico não o irá ajudar no tribunal, mas irá visitá-lo muitas vezes na prisão.
- Antropologia e Cinema: cineastas sonham em ganhar Oscars. Antropólogos visuais sonham em ganhar fomentos.
- Antropologia e Turistas: turistas são aquelas pessoas simpáticas, perdidas, com câmeras e que dão boas gorjetas. Antropólogos são aquelas pessoas simpáticas, perdidas, com câmeras e que barganham sempre por um desconto.
- Antropologia e Bartending: ambos são profissionais altamente qualificados, com boas habilidades sociais e capacidade de observar. Bartenders vão pra casa com alguma grana extra, enquanto os antropólogos não.
- Antropologia, Antropologia Social, Antropologia Cultural, Etnologia, Volkskunde: Depende se seu professor é britânico, americano, francês ou alemão.