O poder de uma boa soneca

O psicólogo K. Anders Ericsson estudou os violinistas na Academia de Música de Berlim e descobriu que os melhores violinistas ensaiavam mais. Entretanto, o uso do tempo desses violinistas era mais eficiente, pois conciliavam diversão e prática, além da atitude prazerosa em relação ao trabalho. Um elemento chave: havia uma correlação entre dormir e desempenho. Os melhores violinistas frequentemente tiravam um cochilo à tarde, como também dormiam mais à noite. Para uma boa performance, Ericsson argumenta que um bom sono é mais importante que a alimentação.

Há quem exagera no sono. Aparecem ao redor do mundo várias lendas de pessoas que dormiram por anos, para depois acordar em um mundo transformado. Foi assim com Epimênides de Creta, os Sete Adormecidos de Éfeso, Ebedemeleque, Honi, Rip Van Winkle, Peter Klaus, Ranka na China, Urashima Tarō no Japão, Muchukunda na Índia e a Bela Adormecida.

E dormir todo esse tempo deve dar mesmo uma baita habilidade. Epimênides, depois de cochilar por 57 anos numa caverna em Creta, acordou com o dom da profecia. Com suas novas habilidades, purificou Atenas e ajudou Sólon a implementar suas leis.

Lendas à parte, realmente um bom sono — quer uma noite bem dormida, quer uma siesta preguiçosa — tem que ser normalizado. Vou ali na cama meditar sobre esse assunto tão relevante.

SAIBA MAIS

Ericsson, K. Anders, Ralf T. Krampe, and Clemens Tesch-Römer. “The role of deliberate practice in the acquisition of expert performance.” Psychological review 100.3 (1993): 363.

2 respostas para ‘O poder de uma boa soneca

  1. É o que eu sempre digo: melhor tomar um café e dormir. Enquanto durmo não passo raiva, não falo mal dos outros, não fico comendo sem parar… enfim: tudo funciona melhor 😂😂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

About leonardomalves