Hans Rosling: dados que transformam

Como o objetivo do blog não é erigir uma galeria de personalidades póstumas, evito postar obituários. Mas, há exceções. Hoje, sete de setembro, nos deixaram Tzvetan Todorov (1939-2017) — filósofo, crítico literário e social franco-búlgaro — e Hans Rosling (1948 – 2017). Ambos se preocuparam com o Outro. Todorov haverá muita gente que fará necrológios honrados em português. Como Rosling é pouco conhecido no Brasil, acho justo mencionar alguns de seus feitos.

Rosling se formou em estatística e medicina na Universidade de Uppsala, na Suécia.  Promoveu os Médicos Sem Fronteiras na Suécia e instituiu a fundação Gapminder para empregar a estatística e análises demográficas no desenvolvimento sustentável, erradicação da pobreza e avançar a saúde pública nos países do Sul Global. Foi médico na Índia e no Moçambique. Lecionou em várias instituições, principalmente no Karolinska Institutet e foi membro da Real Academia Sueca de Ciências.

Sempre empolgado com seus ideais, fez várias apresentações notórias utilizando sua ferramenta de análise de big data, o Trendalyzer. Várias delas estão em seu canal no TEDseu canal no TED.

Para quem se interessar em conhecer seu trabalho, Hans Rosling apresentou esse sumário de história do mundo desde a Revolução Industrial.

SAIBA MAIS

Three minutes with Hans Rosling will change your mind about the world. Nature

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

About leonardomalves