Como o objetivo do blog não é erigir uma galeria de personalidades póstumas, evito postar obituários. Mas, há exceções. Hoje, sete de setembro, nos deixaram Tzvetan Todorov (1939-2017) — filósofo, crítico literário e social franco-búlgaro — e Hans Rosling (1948 – 2017). Ambos se preocuparam com o Outro. Todorov haverá muita gente que fará necrológios honrados em português. Como Rosling é pouco conhecido no Brasil, acho justo mencionar alguns de seus feitos.
Rosling se formou em estatística e medicina na Universidade de Uppsala, na Suécia. Promoveu os Médicos Sem Fronteiras na Suécia e instituiu a fundação Gapminder para empregar a estatística e análises demográficas no desenvolvimento sustentável, erradicação da pobreza e avançar a saúde pública nos países do Sul Global. Foi médico na Índia e no Moçambique. Lecionou em várias instituições, principalmente no Karolinska Institutet e foi membro da Real Academia Sueca de Ciências.
Sempre empolgado com seus ideais, fez várias apresentações notórias utilizando sua ferramenta de análise de big data, o Trendalyzer. Várias delas estão em seu canal no TEDseu canal no TED.
Para quem se interessar em conhecer seu trabalho, Hans Rosling apresentou esse sumário de história do mundo desde a Revolução Industrial.
SAIBA MAIS
Three minutes with Hans Rosling will change your mind about the world. Nature
Deixe um comentário