Origem da linguagem: teorias históricas

adesivo_decorativo_de_parede_criativo_cola_design_c257_quadrinhos_2

Em seu ato constitutivo a Sociedade de Linguística de Paris baniu em 1866 qualquer nova submissão com teorias sobre a origem da linguagem. Amadores do mundo inteiro inundavam as sociedades e periódicos científicos com especulações mirabolantes de como começamos a falar. O tema só voltaria a ser discutido a partir dos 1960 quando novos métodos da antropologia, da psicologia e da linguística se tornaram disponíveis. As teorias históricas da origem da linguagem simbólica oral são as seguintes:

1. TEORIA BOW-WOW OU CUCKOO

A linguagem teria surgido com onomatopeias. Imitando animais e, por metonímia, associando-os com seus substantivos. Mu-mu para vacas, piu-piu para o pássaro. Uma teoria fofa.

2. TEORIA POOH-POOH

Também onomatopeica, porém interna ao corpo. A língua surgiria a partir das emoções: gritos de dor, espanto, surpresa, felicidade, humor, pigarro. O grito primal do homem da cabala ou de Giambattista Vico sustentam essa teoria.

3. TEORIA DING-DONG

Fundamentada nas especulações de Platão e Pitágoras. A linguagem teria surgida com a tentativa de harmonizar com o universo ao redor.

4. TEORIA YO-HE-HO

Grunhidos emitidos durante trabalho pesado e chamadas de caça teriam sincronizado.

5. TEORIA TA-TA

Tentativa de reproduzir com a língua a mímica gestual. Ainda tem gente que aponta a língua para comunicar algo, vide os beijos e o haka dos maori.

6. TEORIA LA-LA

Otto Jespersen elaborou essa outra teoria (fofa, também). A linguagem nasceu em resposta às emoções traduzidas em canto. Sabe quando se está contente ou triste se cantarola ou lamenta com uma vocalize? Para expressar essas emoções nasceram vários cantos que representavam ideias abstratas.

 

One thought on “Origem da linguagem: teorias históricas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

About leonardomalves