Ela, filha de refugiados judeus ucranianos criada em um orfanato na Inglaterra, ressentia sua falta de educação formal no competitivo ambiente de Hollywood.
Ele, um celebrado escritor norte-americano da era do jazz, embora decadente, teve uma educação liberal na Universidade de Princeton que incluía uma carga de leitura de obras clássicas e contemporâneas.
F.Scott Fitzgerald (1896 -1940) vivia seus derradeiros anos em circunstâncias nada favoráveis. Sua esposa estava internada em um hospício, mal conseguia pagar o internato da filha, a dependência do álcool aumentava enquanto as ofertas de trabalho (e o dinheiro) diminuíam. Mesmo assim, o autor de O Grande Gatsby se empolgava em disseminar a sabedoria oriunda de uma boa leitura. Poucos anos antes, Fitzgerald deixara uma lista curta mas densa para uma camareira em uma casa de recuperação em Asheville. Agora, seu derradeiro amor, Sheila Graham, confidenciava seu anseio de educar-se.
Sheila Graham (1904-1988), nascida Lily Sheil, conhecera Scott Fitzgerald em uma festa em 1937 e acolheu-o em seu apartamento. Entre as rejeições dos produtores para suas propostas de escrever scripts de cinema, Fitzgerald empenhou-se em educar Sheila com um currículo fundamentado nas obras-primas da literatura ocidental.
O casal chamava esse projeto de “a faculdade de uma pessoa só”. Exceto o Santuário de Faulkner e Uma casa de bonecas de Ibsen, a lista para Graham era diferente (e maior) que a oferecida à camareira de Asheville. Fitzgerald utilizou o Outline of History [Uma breve historia do mundo] de H.G.Well para organizar as leituras de ficção e não ficção ao longo da linha do tempo da história ocidental. Graham memorizava trechos selecionados por Fitzgerald antes de ler, anotar e escrever ensaios sobre a obra em estudo. A lista de leitura foi alterada várias várias vezes, além das obras que Graham lera sob recomendação de Fitzgerald sem serem inseridas nesse rol. Os arquivos da Universidade de Princeton mantém as anotações e lista completa dos 235 livros. O currículo final era para ser cumprido em dois anos, mas o mentor não viveria para ver o resultado de sua docência.
Como em Pigmalião de George Bernard Shaw, a tutoria de Fitzgerald serviu como capital simbólico e instrumento de ascensão social: Graham se tornou uma colunista social de sucesso em Hollywood, cobrando até US$5.000 para redigir uma coluna semanal. Em 1967 lançou A College of One [Nova Iorque: Melville House Publishing, 2013. O título em português seria A faculdade de uma pessoa só], as memórias sobre sua educação pela leitura dirigida por Fitzgerald. A lista definitiva apresentada em seu livro contém:
A Feira das Vaidades | William Makepeace Thackeray |
Homem e Super-homem | George Bernard Shaw |
O vermelho e o negro | Stendhal |
A Casa Soturna [A Casa Abandonada] 1a parte | Charles Dickens |
Seven Men [Sete homens] | Max Beerbohm |
A Casa Soturna [A Casa Abandonada] 2a parte | Charles Dickens |
Androcles and the Lion [Androcles e o leão] | George Bernard Shaw |
Henry Esmond | William Makepeace Thackery |
Uma casa de bonecas | Henrik Ibsen |
Sister Carrie [Irmã Carrie] | Theodore Dreiser |
O lírio vermelho | Anatole France |
Youth’s Encounter [Encontro da juventude] | Compton MacKenzie |
Sinister Street [Rua Sinistra] | Compton MacKenzie |
A sonata Kreutzer | Leo Tolstoy |
Morte em Veneza | Thomas Mann |
Madame Bovary | Gustave Flaubert |
The Custom of the Country [O costume do país] | Edith Wharton |
Os irmãos Karamazov | Fyodor Dostoyevsky |
Tono-Bungay | H. G. Wells |
Roderick Hudson | Henry James |
The Pretty Lady [A bela senhora] | Arnold Bennett |
Tess dos D’Ubervilles | Thomas Hardy |
Como escrever contos | Ring Lardner |
Chéri | Colette |
Minha Antónia | Willa Cather |
O retorno do marinheiro | David Garnett |
The Financier [O financista] | Theodore Dreiser |
The Titan [O titã] | Theodore Dreiser |
A Lost Lady [A senhora perdida] | Willa Cather |
A revolta dos anjos | Anatole France |
Ariel ou a vida de Shelley | André Maurois |
O cântico dos cânticos | Hermann Suderman |
O sol também se levanta | Ernest Hemingway |
[sem detalhes, provavelmente Três Contos] | Flaubert e Malraux |
Byron: The Last Journey [Byron, a última jornada] | Harold Nicolson |
Vento do Sul | Norman Douglas |
O destino do homem | André Malraux |
The Woman Who Rode Away [A mulher que partiu] | D. H. Lawrence |
A cabala | Thornton Wilder |
Tender is the Night [Terna é a noite] | F. Scott Fitzgerald |
Leituras anteriores ao curso | |
Em Busca do Tempo Perdido | Marcel Proust |
A vida de Jesus | Ernest Renan |
Uma história popular da Inglaterra | A. L. Morton |
O retrato de Dorian Gray | Oscar Wilde |
A importância de ser Prudente | Oscar Wilde |
Santuário | William Faulkner |