História da Arte: livros introdutórios

História da Arte

 

Algumas dicas de leituras para quem quer se aventurar pela história da arte, rever alguns conceitos e grandes peças artísticas ou simplesmente aproveitar a beleza através dos tempos. São todos livros introdutórios, com foco na arte ocidental, servindo como obras de referências. Ler um desses livros é um meio prazeroso de ter um panorama da história do mundo, história das ideias e movimentos artísticos.

ARGAN, Giulio Carlo e FAGIOLO, Maurizio. Guia de história da arte. Lisboa: Estampa, 1994. 160 páginas.

Tem as vantagens da brevidade e das credenciais de seus autores. Argan foi político e professor de história da arte em nada mais nada menos que na capital da estética: Roma. Fagiolo sabia bem sobre o que escreveu: era colecionador e crítico de arte.

GOMBRICH, Ernst. A História da Arte. 16ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 688 páginas.

Um best-seller internacional desse autor austro-americano. Preocupa-se tanto com a forma quanto o contexto. Há a versão “de bolso” mais barata, mas com os gráficos tão bons quanto a versão maior.

JANSON, Horst Waldemar e JANSON, Anthony F. Iniciação à História da Arte. 3ª edição. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. 475 páginas.

Como Gombrich, H.W.Janson foi um erudito europeu que fez seu lar nos Estados Unidos. Lecionou história da arte em várias universidades e seu livro também se tornou um sucesso editorial. Suas notas e análises elucidam as obras-primas de cada tempo.

PROENÇA, Graça. História da Arte. 17ª edição. São Paulo: Ática,  2007. 280 páginas.

Um livro bem acessível ao público leitor brasileiro. As obras e os conceitos artísticos são explicados de forma didática sem ser pueril. Indicado para alunos do ensino médio e também como uma visão geral do assunto para discentes de graduação.

FAURE, Élie. História Da Arte. Lisboa: Edições Estúdio Cor, 1949. 5 volumes.

O sonho de consumo do estudante da história da arte. O autor era um médico parisiense que amava perambular pelo Louvre. A edição lisboeta por si só é uma preciosidade. Por ser uma obra do início do século, não consta muito das vanguardas do século XX, mas é rica e meticulosa.

MAGALHÃES, Roberto Carvalho. O Grande Livro da Arte. Tradução de Gilson B. Soares. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

Ainda não vi. Está na lista dos desejos.

One thought on “História da Arte: livros introdutórios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

About leonardomalves