Perda de tempo com o Evangelho Perdido de Jacobovici e Wilson

Já é notável. Quando revistas ou canais “sérios” estão sem assunto, lançam capas ou documentários sensacionalistas sobre Jesus, cruzadas, Hitler ou maçonaria. E nada de novo informam sobre esses tópicos.

Agora o diretor de documentários (alguns até interessantes como entretenimento, sobre as tribos perdidas de Israel e Atlântida) Simcha Jacobovici e Barrie Wilson, um professor de filosofia da religião em uma faculdade em Toronto, estão lançando The Lost Gospel com supostas descobertas.

Segundo a peça publicitária do livro a ser lançado em uma espalhafatosa conferência com a imprensa, os autores (nenhum deles é arqueólogo ou filólogo profissional) agora clamam coisas “inéditas”: confirmaram o casamento de Jesus com Maria Madalena (que teria sido uma sacerdotisa gentia), teve dois filhos e que uma religião antecessora de Paulo cultuava a Maria Madalena.

Para dar um ar de Código da Vinci os autores falaram que o livro é baseado em um manuscrito siríaco esquecido na British Library. E agora, tchã-tchã-tchã, eles trazem à luz.

O manuscrito em questão, a História Eclesiástica de Zacarias Retor, é um livro menor, porém não desconhecido da historiografia cristã. O orientalista E. W. (Ernest Walter) Brooks fez duas edições críticas do dito livro.

Há três publicações acadêmicas da História Eclesiástica. Um deles pode ser baixado do archive.org:

Para quem quiser ler algum estudo sério, recomendo começar ad fontes com o Novo Testamento sem negligenciar o debate sobre o Jesus Histórico, bem retratado por Albert Schweitzer em seu A Busca do Jesus Histórico (1906). A quem gostar de polêmica, o Jesus Seminar fez várias especulações sobre o Jesus histórico e suas falas que por si só são controversas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

About leonardomalves