
É gratificante observar como as pesquisas publicadas aqui no Ensaios e Notas servem de base para o resgate da nossa memória histórica e cultural. Recentemente, tive a satisfação de ser citado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Elício Adriano de Pádua, apresentado ao curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O trabalho, intitulado “Hino Nacional Brasileiro: trajetória de sua consagração como um dos símbolos da República Brasileira”, sob orientação do Prof. Dr. Silvano Fernandes Baia, mergulha nas nuances políticas e sociais que moldaram os nossos símbolos nacionais.
O autor utilizou nossas investigações da postagem 100, 200 anos do hino nacional para ilustrar um momento crucial da nossa história: a transição das letras do hino. A citação salienta como a letra de Ovídio Saraiva foi reformulada para suavizar o sentimento antilusitano da época, em um equilíbrio diplomático e patriótico menos inflamado. Ver o conteúdo deste site fundamentar um estudo acadêmico na área de Música e Canto reforça o nossa missão como um repositório de informações rigorosas e acessíveis.
Para um historiador, ver um dado histórico ser “cantado” e analisado por novos talentos da música brasileira é um sinal de que a interdisciplinaridade entre história, direito e artes é o caminho para uma compreensão mais profunda do Brasil. Agradeço ao pesquisador pela confiança e pela excelente contribuição acadêmica.
O trabalho completo pode ser consultado no repositório da Universidade Federal de Uberlândia.
SAIBA MAIS
PÁDUA, Elício Adriano de. Hino Nacional Brasileiro: trajetória de sua consagração como um dos símbolos da República Brasileira. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música – Habilitação em Canto) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39880

Deixe um comentário