A Grande Onda de Kanagawa

Vemos a genialidade artística quando uma obra-prima é singela ao ponto de transcender a sua época. A Grande Onda de Kanagawa é uma obra que capta o atemporal. Seu impacto e estética a faz uma das ilustrações mais reproduzidas no mundo.

Uma obra do lendário mestre japonês de xilogravura ukiyo-e Katsushika Hokusai, foi produzida no final o período Edo, quando o Japão ainda estava fechado ao mundo exterior.

Elaborado nos últimos meses de 1831, Hokusai, proveniente de uma origem da classe trabalhadora, enfrentava problemas de saúde, familiares e econômicos. A tiragem da sua série Trinta e seis vistas do Monte Fuji serviria para desafogar de seus problemas.

A xilogravura registra o mar revolto contra o cenário majestoso do Monte Fuji, cujo cume coberto de neve testemunha silenciosamente o drama de três barcos.

Os três barcos simples de pescadores enfrentam uma onda colossal – a força do mar que se aproxima como garras ameaçadoras. A genialidade de Hokusai reside em capturar o movimento e o perigo, mas com seu uso magistral da perspectiva combina a serenidade das cores e do Monte Fuji. As ondas, ora semelhantes à silhueta do próprio Fuji, envolvem os barcos, parecem estar prestes à engoli-los. Em contraste, a montanha-símbolo do Japão e uma imensa nuvem rosada ou bege (depende da impressão e do quanto desbotou) oferecem uma perspectiva de paz no ponto de fuga.

Empregando a técnica ukiyo-e de impressão em madeira, Hokusai faz uso extensivo do pigmento azul escuro azul da Prússia, então uma relativa novidade no isolado Japão. Talvez tenha produzido aproximadamente 8.000 cópias.

O fascínio pela A Grande Onda de Kanagawa de Kanagawa garantiu sua popularidade local e internacional com a abertura do Japão. Junto da moda do japonismo, foi reinterpretada, parodiada e popularizada em massa.

VEJA TAMBÉM

A gravura Flammarion

O homem vitruviano

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Um site WordPress.com.

Acima ↑