Porque o modo de persuasão e dissuasão que se referem ao Estado é elaborado a partir dos elementos do Bem e do Mal; como temos falado deles já em abstrato, por isso devemos falar deles também no concreto; isto é, do que é bom ou mau para cada tipo específico de Estado.
O governo de um Estado pode ser uma democracia, aristocracia, oligarquia ou monarquia.
Democracia é o governo no qual todos os homens são iguais em direito, são escolhidos para os altos cargos da magistratura por sorte.
Aristocracia é o governo no qual os mais altos magistrados são escolhidos entre quem teve a melhor educação, de acordo com as disposições das leis.
Oligarquia é o governo no qual os mais altos magistrados são escolhidos pela riqueza.
Monarquia é o governo no qual um homem governa sobre todos; Governo que, se limitado por lei, é chamado reino; se por sua própria vontade, tirania.
O objetivo da democracia, ou do governo do povo, é a liberdade.
O objetivo da oligarquia é o enriquecimento daqueles que governam.
O objetivo da aristocracia é ter boas leis e boa ordem na Cidade.
O objetivo da monarquia, ou do reinado, é a segurança do povo, e conservação de sua própria autoridade.
O melhor, portanto, em cada tipo de governo é aquele que buscam seus próprios objetivos.
Pelo fato que crença não é adquirida apenas por provas, mas também pelos modos e os costumes de cada espécie de Estado deve ser bem compreendido por aquele que engaja na questão de Estado. Seus modos devem ser conhecidos s por seus projetos; e seus projetos por seus objetivos; e seus objetivos por aquilo que é apreciável, mas de forma mais precisa na política.
FONTES:
ARISTÓTELES. Artes da Retórica.
Esse trecho baseia-se na tradução inglesa de Thomas Hobbes, A Brief Of The Art Of Rhetorick. The First Book. Capítulo 8º, a qual visivelmente se baseia na edição amplamente modificada de Petrus Ramus (Pierre de la Ramée) do livro do Estagirita. A tipologia aparece em Políbio e de passagem em Platão (A República, Livro VIII). Na a história da recepção dessa ideia, consolidou-se o contraste entre formas puras e impuras de governo, já discutidas de passagem por Aristóteles em A política.
Para ver a versão ampla (e próxima do original grego) de Aristóteles, baixe o livro A arte da retórica.
Aristóteles um irmão em sua época
CurtirCurtir