Fomos Citados: reportagem na Suécia

Compartilho com vocês minha contribuição para uma reportagem especial de David Ringbäck publicada recentemente pelo Dagen, o maior jornal cristão diário da Suécia.

Na entrevista, tive a oportunidade de conversar sobre as origens e as particularidades da Congregação Cristã no Brasil (CCB), uma das duas primeiras denominações pentecostais do país. Muitas vezes, a história oficial foca exclusivamente na missão sueca (Assembleia de Deus), mas também vale considerar outra via da chegada do movimento pentecostal ao Brasil oito meses antes pelos passos do italiano Luigi Francescon.

O que abordamos na entrevista:

  • Identidade e tradição: conversamos sobre práticas da CCB, como o uso do véu pelas mulheres, a saudação com o ósculo santo e a separação de assentos entre homens e mulheres nos templos.
  • Uma “Igreja de Leigos”: expliquei como a denominação se pauta em não haver ministros profissionais, fundamentado na crença do sacerdócio universal e de que a palavra deve ser enviada pelo Espírito no momento do culto.
  • Conexão Itália-Brasil-Suécia: conversamos como Luigi Francescon e os suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg frequentaram a mesma igreja em Chicago (EUA) antes de virem para o Brasil, o que os torna “irmãos de fé” com raízes compartilhadas.
  • O futuro da instituição: Como membro da congregação e pesquisador, compartilhei minha visão de que, embora a igreja tenha se tornado mais reservada ao longo das décadas, há uma possibilidade real de maior abertura e contato com outras denominações no futuro.

Ciência e Fé

Como pesquisador, acredito que entender essas nuances históricas ajuda a valorizar a diversidade do cenário religioso brasileiro e escandinávia. Foi uma honra servir de ponte entre a academia e o público internacional para disseminar essas conexões.

Confira a matéria completa (em sueco) no site do Dagen: Italienaren som tog pingsten till Brasilien före svenskarna

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Um site WordPress.com.

Acima ↑