Unto us a child is born

Apresentação desse coral na catedral de Uppsala, Suécia.

Unto us a Child is born é um dos mais conhecidos coros a obra barroca Messiah (HWV 56) de George Frideric Handel. Este coro em dueto, extraído de Isaías 9:6 da versão inglesa Bible King James Version, retrata uma predição do nascimento de uma criança. Em seu contexto original Isaías encorajava o reino de Judá, no sul de Israel antes do exílio na Babilônia. Na ocasião, o reino de Israel ao norte e a Síria pressionavam Judá a formar uma coalizão contra a Assíria. Isaías proclamava esperança quando o povo de Judá se sentia impotente. No período do Segundo Tempo, essa esperança encontrou um novo público. A passagem passou a ser recebida como prefiguração do nascimento de um messias que resgatasse o povo israelita da opressão de líderes tirânicos e dominadores estrangeiros, conforme atestam o Targum — uma versão paráfrase do livro de Isaías em aramaico [1]. Para o cristianismo esta prefiguração foi cumprida no nascimento de Jesus Cristo. Desde então, os atributos do poder dessa criança representam os desejos e anseios da cristandade.

O oratório — composição para vozes, solo, coro e orquestra com base em textos sacros — não estreou no natal, época em que hoje é associado, mas na Páscoa. Lançada em 1742, este exemplar magnífico do barroco tem como sua parte mais conhecida o coro Hallelujah.

Os versos de o Messias foram extraídos de profecias do Antigo Testamento sobre o Messias; narrativas da natividade sobre o nascimento de Jesus Cristo, bem como sua morte e sua ressurreição; e versos sobre o Dia do Juízo, extraído do Livro do Apocalipse.

 For unto us a child is born, unto us a son is given: and the government shall be upon his shoulder: and his name shall be called Wonderful, Counsellor, The mighty God, The everlasting Father, The Prince of Peace.

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Pin on Gustave Dore

SAIBA MAIS

Oratório completo do Messiah

Isaías 9:6

[1] O Targum Jonatã verte Isaías 9:5-6 «O profeta disse à casa de Davi: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e ele tomou sobre si a lei para guardá-la. Seu nome é chamado desde a eternidade maravilhoso, o Deus poderoso que vive para a eternidade, o Messias cuja paz será grande sobre nós em seus dias.» 

Versão curta desse endereço https://bit.ly/3FkRTXt

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

About leonardomalves