Fomos indexados no Altmetric

Altmetric_rgb

 

O Ensaios e notas foi indexado no Altmetric. Isso significa que os trabalhos e autores acadêmicos citados e referenciados nas postagens do site terão suas métricas de citações computadas como altmetria.

Altmetria é o rastreamento de como uma obra científica é citada além dos canais institucionais do mundo acadêmico, tipicamente fundados em critérios quantitativos. Assim, essa métrica considera sites de notícias, redes sociais, Wikipedia, comunidades, fóruns, blogs e portais.

Uma obra com bons indicadores de altmetria demonstra que está alcançando o público amplo. É a ciência sendo discutida, enraizando informações rigorosas em tempos obscuros de fake news, teorias da conspiração, pundits e pseudociência.

Bruno Carvalho (2019) expressa a importância desse serviço:

Mais do que a expressão de uma obsessão acadêmica por dados quantitativos, a altmetria está em busca de uma compreensão qualitativa dos dados – quer identificar o contexto das citações, o perfil do público não especialista que interage com o conhecimento científico, a forma da interação, os critérios e motivos que o levaram a interagir, as apropriações do conhecimento produzido nas universidades e centros de pesquisa. A altmetria pode contribuir significativamente para alargar a nossa compreensão dos impactos social e acadêmico da produção científica. Atenta ao impacto social das novas tecnologias, a altmetria tem o mérito de valorizar os diversos públicos da ciência, renovando, assim, os vínculos desta com a sociedade.

A equipe da Altmetrics seleciona blogs e portais por critérios de relevância na divulgação científica. Por isso, é um reconhecimento tanto do trabalho dos autores quanto deste site, que prima pela disseminação das ciências sociais e das humanidades.

Saiba mais

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de Carvalho. O que é altmetria? Repensando o impacto da pesquisa acadêmica (Artigo). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/altmetria-novo-olhar/. Publicado em: 18 mar. 2019.

Marcos de passagem: citações  – trabalhos acadêmicos que citam o Ensaios e Notas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

About leonardomalves